Lodo de curtume desidratado e moinha de café compostada: resíduos agroindustriais de potencial agrícola para produção de mudas de Solanum melongena L.

Vinicius Rodrigues Ferreira,Sávio da Silva Berilli, Anna Carolina Barboza Souza,Dayvson Dansi Rodrigues,Julio Cesar Fiorio Vettorazzi,Ana Paula Candido Gabriel Berilli, Euliene Pereira Henrique

DELOS: Desarrollo Local Sostenible(2024)

引用 0|浏览0
暂无评分
摘要
O aproveitamento de resíduos agroindustriais, localmente disponíveis, como substrato, com critérios, tem-se mostrado viável ambientalmente, agronomicamente e financeiramente. Assim sendo, objetivou-se verificar o potencial agronômico do lodo de curtume desidratado em mistura com moinha de café compostada, no desenvolvimento e qualidade de mudas de Solanum melongena L. Os substratos foram, em percentagem de volume (v-lodo/v-moinha), 0/100, 5/95, 10/90, 15/85, 20/80, 50/50 e 100/0, além de um comercial. Analisou-se as características de emergência, biométricas, gravimétricas, fisiológicas, atributos de raízes e qualidade das mudas. O teste de Scott-Knott (p<0,05) destacou as proporções de 10, 20 e 50% de lodo de curtume para as características biométricas, gravimétricas e de qualidade das mudas. Não houve diferenças nos atributos de raízes, assim como nos teores de flavonoides e carotenoides das folhas. Os maiores teores de clorofila/nitrogênio nas folhas foram proporcionados pela presença do lodo. A análise de correlação de Spearman indicou que a qualidade das mudas é influenciada pelo comprimento das raízes e número de folhas. Nas folhas, quanto maior o teor de clorofila, maior a quantidade de nitrogênio. Foi possível concluir que as proporções de 20 e 50% de lodo de curtume, acrescido da moinha de café, apresentaram os melhores resultados morfo-fisiológicos e de qualidade das mudas.
更多
查看译文
AI 理解论文
溯源树
样例
生成溯源树,研究论文发展脉络
Chat Paper
正在生成论文摘要