Identificação e proveniência de fragmentos metálicos encontrados em crânio humano via espectroscopia de raios-x por energia dispersiva (edx)

Samara Alves Testoni, Marcely Echeverria Oliveira, Wladimir Ribeiro Duarte, Lineu Neiva Rodrigues,Guilherme Kurz Maron,Neftalí Lênin Villarreal Carreño,Rafael Scorsatto Ortiz,Cláudio M. P. Pereira

Revista Ifes Ciência(2023)

引用 0|浏览1
暂无评分
摘要
A análise de fragmentos metálicos em ossos perfurados pode determinar se houve ou não manipulação de projétil de arma de fogo (PAF). As características dos projéteis, como composição química, substâncias e resíduos gerados posteriormente ao disparo, podem contribuir para a elucidação de diversos processos criminais. O objetivo deste trabalho foi investigar a composição química de fragmentos metálicos presentes em perfurações de crânio humano, e relacioná-los ou não a um projétil de arma de fogo. Para esta investigação, utilizou-se análise de espectroscopia de raios-X por energia dispersiva (EDX) para obter a composição elementar semi-quantitativa do material analisado. A composição química dos fragmentos metálicos encontrados em perfurações cranianas foi semelhante à comumente encontrada em PAF, os quais apresentam Pb, Cu, Zn e Fe como elementos majoritários. A análise de EDX é uma técnica conveniente (custo-benefício), relativamente rápida e não-destrutiva, mostrando-se eficiente na discriminação de fragmentos metálicos presentes nos orifícios do crânio humano, sendo possível relacioná-los com disparos de armas de fogo.
更多
查看译文
AI 理解论文
溯源树
样例
生成溯源树,研究论文发展脉络
Chat Paper
正在生成论文摘要